google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : O pouco de água que resta em alguns açudes de São Sebastião do Umbuzeiro

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O pouco de água que resta em alguns açudes de São Sebastião do Umbuzeiro


No Nordeste semiárido existem mais de 70 mil açudes. Nesse total estão os grandes e pequenos açudes que chegam a armazenam mais de 30 bilhões de m³ de água. Um volume bastante grande, contudo não tem sido suficiente para amenizar as secas que constantemente afetam a região. Como esse valor é a capacidade estimada dos açudes, a água que realmente está armazenada não representa 50% desse total, visto que, as irregularidades das chuvas não contribuem para encher os açudes em sua capacidade máxima. Assim, vendo simplesmente os números, pode-se achar que há muita água no interior do Nordeste, todavia a realidade é de grandes açudes que nunca encheram ou passam o ano sem água. Por outro lado, há grandes açudes que tem pouca utilização e na verdade suas águas praticamente evaporam mais do que a quantidade utilizada. 


Neste açude que fica localizado na zona rural de São Sebastião do umbuzeiro, no sitio Salão,   resta apenas um pouco de água, que não dar para chegar ao segundo semestre do ano, para desespero dos agricultores umbuzeirenses. Hoje chegou uma boa noticia para os agricultores da nossa região que está sofrendo com a maior  seca dos últimos cincos anos, serão estalados vários poços já existentes, e a perfuração de mais três poços.

Nestas fotografias, podemos observar o que resta de água no açude do Sítio Salão Zona Rural de São Sebastião do Umbuzeiro, a  fotografia foi obtida na manhã desta sexta feira 27.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!