google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Descaso com a seca: Associações denunciam desperdício de água em Sumé

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 22 de abril de 2012

Descaso com a seca: Associações denunciam desperdício de água em Sumé

Enquanto os agricultores da Paraíba enfrentam uma das piores secas dos últimos 30 anos assistindo seus animais padecerem de fome e sede, milhares de litros de águas são desperdiçados diariamente para beneficiar pouquíssimos irrigantes no município de Sumé, por conta das comportas do açude público do DNCOS estão abertas 24 horas do dia.

Segundo informações dos presidentes das associações dos Pescadores, Comunidade da Pitombeira, Riachão, Oiti e Terra Vermelha, há mais de dois meses as comportas estão abertas jorrando água a céu aberto em rio poluído para beneficiar 03 ou 04 irrigantes que ficam a uma distância de mais 10 quilômetros da comporta do açude.

Enquanto os pouco irrigantes são beneficiados com este imoral desperdício de água, centenas de agricultores que vivem no entorno das vazantes estão sendo prejudicados em virtude das águas do manancial estarem baixando muito rápido, prejudicando também os pescadores.

As associações denunciantes já estiveram no ano passado com o Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Cariri (IHGC), Daniel Duarte, que inclusive é natural do município de Sumé, e formularam denúncia ao Ministério Público, mas não obtiveram êxito.

Segundo relato de alguns pescadores e membros das associações, o presidente da Cooperativa dos Irrigantes dos lotes conhecido como Louro, tem dito que a ordem da direção do DNOCS, em Fortaleza, é de que as comportas devem permanecer abertas, pois os irrigantes têm direito de usar 5% do volume do reservatório. 

Para o professor Daniel Duarte, é um caso muito estranho porque em quanto o mundo fala em preservar água, Sumé desperdiça.

VITRINE DO CARIRI  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!