google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : O alimento que promove mais rapidez no tempo de engorda de cordeiros e cabritos

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 23 de abril de 2012

O alimento que promove mais rapidez no tempo de engorda de cordeiros e cabritos


É o feno de maniçoba utilizado como alimento para cordeiros e cabritos. Essa ração possibilita a redução em seis meses da idade de abate dos animais, segundo a Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa). A empresa desenvolveu uma alimentação alternativa com a maniçoba, planta nativa da Caatinga, que vem permitindo o ganho de peso satisfatório aos animais em terminação.
O pesquisador Felipe Queiroga Cartaxo, responsável pelos experimentos realizados na Estação Experimental Benjamim Maranhão, em Campo Santana, município localizado a 180 quilômetros de João Pessoa, na Paraíba, explica as vantagens desta tecnologia. “Estudos realizados na Emepa, com dietas completas, ou seja, o feno de maniçoba misturado aos concentrados, mostraram que, para cordeiros terminados em confinamento, houve um ganho de peso diário de 291 gramas e, para os cabritos, de 183 gramas”, destaca.
Segundo o pesquisador da Emepa, com esse ganho, pode ser feito o abate dos animais ao seis meses de idade, com mais de 30 quilos de peso vivo, reduzindo pela metade o tempo de abate, que, normalmente, é de doze meses. A maniçoba é encontrada nas diversas áreas que compõem o semi-árido nordestino. Tem sabor agradável e boa digestibilidade. Felipe Cartaxo explica que, na sua forma natural, apresenta o ácido cianídrico, que é tóxico e, dependendo da quantidade ingerida, pode até matar os animais. Mas esse ácido é facilmente volatizado, reduzido a gás, quando a planta é triturada e submetida à desidratação. Daí a necessidade da secagem por 48 a 72 horas.
O feno de maniçoba é uma alternativa para o pequeno agricultor alimentar o seu rebanho em época de estiagem. De acordo com a Emepa, a pesquisa mostrou que este  feno pode suprir muito bem as necessidades nutricionais dos cordeiros e cabritos.  
“O feno de maniçoba apresenta boa aceitação pelos animais, no entanto, quando se desejar obter maiores ganhos de peso, é necessário misturá-lo com concentrados energéticos como milho, mandioca e sorgo ou com proteicos como torta, farelo de algodão e farelo de soja”, ressalta Felipe Cartaxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!