google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Perigo nos temperos prontos

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Perigo nos temperos prontos


Alto teor de sódio torna temperos prontos perigosos, diz pesquisa
Foto: Getty Images
Os temperos prontos, aqueles processados industrialmente, são aprovados pelos cozinheiros pela sua praticidade. Porém, quando o assunto é saúde, eles são reprovados pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), que avaliou a quantidade de sódio presente nesses produtos.
De acordo com a pesquisa, os produtos analisados – em caldo, tablete e pó – apresentaram teor de sódio muito próximo ao recomendado para ingestão diária, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) deve ser de 2 gramas, o equivalente a menos de uma colher de chá. Segundo a Proteste, eles são prejudiciais porque ao longo do dia o indivíduo consome também outros tipos de alimentos com sódio, o que fatalmente faz com que ultrapasse o limite sugerido.
Um dos produtos investigados foi o tempero feito à base de alho e sal. De acordo com a pesquisa, ele praticamente não apresenta gordura, porém possui alto teor de sódio. Já aqueles para aves, peixes e arroz contêm baixos teores de gordura total, mas trazem sódio em excesso.
Os especialistas apontam o sódio em excesso como um dos principais fatores de risco para a hipertensão, doença que pode desencadear problemas cardíacos. Segundo uma pesquisa feita recentemente pelo Ministério da Saúde, a hipertensão já atinge 24,4% da população brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!