google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Estudos trazem mais evidências de benefícios do álcool para o coração

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 23 de março de 2010

Estudos trazem mais evidências de benefícios do álcool para o coração


Dois grandes estudos publicados recentemente no Journal of the American College of Cardiology trazem mais evidências sobre os benefícios do consumo leve ou moderado de bebidas alcoólicas para a saúde cardiovascular.

Utilizando dados colhidos pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos no período entre 1987 e 2000 - incluindo mais de 245 mil adultos -, o primeiro estudo mostra que o consumo leve de álcool (três ou menos doses por semana) reduz em 31% os riscos de morte por problemas cardíacos; e a ingestão moderada de álcool (quatro a sete doses semanais para as mulheres, e quatro a 14 para os homens) reduziria esse risco em 38% - ambos os grupos comparados com aqueles que não bebem.

No segundo trabalho, pesquisadores italianos analisaram oito estudos sobre o assunto, envolvendo mais de 16 mil pacientes com doença cardíaca. E concluíram que a ingestão de cinco a dez gramas de álcool por dia (equivalente a uma dose diária para a mulher e duas para o homem) oferece benefícios em prevenir a morte por qualquer causa nesses pacientes, estendendo os efeitos já observados em pessoas saudáveis.

Os autores de ambos os estudos destacam que beber excessivamente pode ter o efeito inverso, e que ainda há muito que caminhar antes de se determinar definitivamente os benefícios do consumo moderado para o coração. Considerando também que esse efeito difere bastante em relação a sexo, idade e histórico pessoal e familiar, os especialistas não recomendam a ingestão de álcool como prevenção, mas sugerem que, para muitos, a moderação não faz mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!