Os clientes dos bancos privados que reabriram na última segunda-feira - Bradesco e Santander - por determinação da Justiça Trabalhista tiveram que enfrentar muita fila e até pagar multa e juros de contas que venceram durante a greve dos bancários. Ontem, os consumidores reclamaram do tumulto nas agências e disseram que, mesmo reabrindo, algumas agências não disponibilizaram todos os serviços.
A funcionária pública Lúcia Pessoa contou que pagou mais de R$ 100 de multa e juros de um boleto de financiamento. “Vou ao Procon resolver isso porque tentei pagar no período de greve e não consegui, aí a pessoa vem pagar agora e tem que arcar com juros em cima de juros sem ter culpa. É muita desorganização porque a gente trabalha e não pode ficar horas esperando. Está todo mundo revoltado porque o prejudicado é o consumidor. Deveriam abrir caixa extra também porque todo mundo trabalha”, relatou.
Outra consumidora que enfrentou problemas em uma das agências reabertas foi Zilma Figueiredo. “Passei uns 40 minutos na fila sem entrar na parte do atendimento porque não deixaram a gente entrar. Um gerente estava na porta e disse que a greve continua e só reabriu por causa de uma liminar, mas que não estava funcionando. Algumas pessoas estão entrando e disseram que não podem liberar todo mundo porque tem tumulto. Mesmo assim, ainda consegui, com muito custo, desbloquear o cartão para poder sacar nos caixas eletrônicos”, disse.
Ela contou que está com contas atrasadas porque não conseguiu pagar nos correspondentes bancários. Além disso, Zilma disse que tem conta em outros bancos que permanecem em greve e por isso ainda está impedida de quitar seus débitos totalmente.
Já a dona de casa Magna Araújo relatou que não enfrenta dificuldades durante a greve porque consegue resolver tudo pelo caixa eletrônico. “Agora eu vim só retirar a fatura do cartão. A maioria das coisas resolvo com dinheiro mesmo, então é só sacar ou pagar no caixa eletrônico”, relatou.
Da Redação com Álisson Arruda
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