google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : As abelhas tem papel importante na polinização nas plantações de melão

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

As abelhas tem papel importante na polinização nas plantações de melão

A criação de abelhas é uma das poucas atividades agropecuárias que atende aos três requisitos da sustentabilidade: o econômico, o social e o ecológico e aumenta a renda agrícola para o apicultor/meliponicultor, ocupa mão-de-obra familiar ou contratada e contribui para a preservação da flora nativa. Além disso, incentiva o uso de boas práticas agrícolas, mantém o equilíbrio e a diversidade do ecossistema agrícola, como também promove o uso sustentável dos recursos naturais, qualidade ambiental, bem-estar animal e saúde humana.

No submédio do vale do rio São Francisco, onde predomina o cultivo em pequenas áreas e os frutos são comercializados no mercado interno, os polinizadores se tornam mais um fator de boa produtividade. Naturalmente, as abelhas costumam ser frequentadoras assíduas nos plantios de melão, e são importantes para a colheita de frutos em quantidade e qualidade.

Cabe às abelhas o papel quase exclusivo de polinizar as flores que se transformam nos frutos. Quando a presença delas e de outros polinizadores está em quantidade adequada ao tamanho da área cultivada, o agricultor pode ter certeza de uma boa produção. Na área onde a polinização é deficiente, a colheita chega a ser 50% menor. Mas o processo de polinização tem sido afetado pelo emprego intensivo de insumos químicos, para controle de pragas e doenças nas áreas de produção. O odor e os altos níveis de toxidade dos insumos não apenas afastam, como chegam a matar as abelhas durante as visitas para coleta de néctar e pólen nas flores do meloeiro.



Em 2012, o melão foi o fruto mais exportado pelo Brasil. O país comercializou para mercados como os da Espanha, Holanda e Inglaterra cerca de 180 mil toneladas. A cadeia produtiva dessa cultura movimenta muitos negócios entre pequenos produtores.

Estudos realizados por pesquisadores e professores da Embrapa e de universidades federais e estaduais, que fazem parte da Rede de Pesquisa de Polinizadores do Melão (Repmel), indicam as melhores práticas para a apicultura - sistema de criação de abelhas com ferrão; e a meliponicultura - criação de abelhas sem ferrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!