google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Nova semente de arroz se destaca com bom desempenho

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Nova semente de arroz se destaca com bom desempenho

A cultivar de arroz BRS Esmeralda, desenvolvida pela Embrapa, vem confirmando o potencial demonstrado na fase de avaliação experimental, feita pelo pesquisador responsável, Adriano Pereira de Castro, da Embrapa Arroz e Feijão. Lançada oficialmente, em abril desse ano, o aspecto do grão longo e fino, combinado com a alta produtividade e a qualidade de grãos, bem como o destacado desempenho agronômico da planta, chama a atenção dos produtores de sementes licenciados pela Empresa, que se mostram extremamente satisfeitos com os resultados conseguidos em qualidade, sanidade e produtividade.
Entre as principais características da BRS Esmeralda estão:Stay Green, porte ereto, a resistência moderada à Brusone, alta produtividade e tolerância ao estresse hídrico. Em todos os pontos, as impressões dos sementeiros são bem parecidas, com pequenas nuances na forma de expressá-las, mas com conteúdo quase idêntico. Segundo Dorival Ruiz, diretor da Sementes Cabeça Branca, a produção média de 4,05ton/ha e o potencial para até 7,52ton/ha, foram os fatores a se destacar. “É excelente a produtividade da BRS Esmeralda, a média é ótima e pode-se alcançar o potencial máximo com facilidade”, disse.

A nova também se revelou resistente e tolerante ao estresse hídrico que, mesmo com grande carência de chuvas durante a floração, a lavoura ainda apresentou produtividade média de 50sc/ha. Sobre esse aspecto, o pesquisador Adriano Pereira de Castro, Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas da Embrapa Arroz e Feijão, responsável pelos estudos que geraram a BRS Esmeralda, revela que essa característica garante maior equilíbrio na produção, especialmente na ocorrência de veranicos. Adriano lembra que estudos realizados na Embrapa, considerando 25 anos do programa de melhoramento de arroz de terras altas, apontam a BRS Esmeralda como material de alta estabilidade e de grande adaptabilidade, explicando a alta produtividade em diferentes condições ambientais, o que permite a indicação desta cultivar para nove estados brasileiros. Ela é recomendada para o cultivo em Terras Altas nos estados de Mato Grosso, Goiás, Pará, Maranhão, Piauí, Rondônia, Roraima, Tocantins e Minas Gerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!