google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Águas do São Francisco chegarão à Paraíba em 2015, diz secretário em encontro de prefeitos do Cariri

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Águas do São Francisco chegarão à Paraíba em 2015, diz secretário em encontro de prefeitos do Cariri



Image 
O secretário de Estado do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, informou, durante o Encontro dos Prefeitos da Associação dos Municípios do Cariri e Agreste Paraibano (Amcap), realizado nesta quarta-feira, 16, que a Paraíba começará a receber águas do Rio São Francisco a partir de junho de 2015, pelo eixo Leste, na região de Monteiro, Cariri.

“Se tudo ocorrer de acordo com o que está previsto no cronograma, nós receberemos água em junho de 2015. Essa previsão está sendo possível, já que as obras da estação de bombeamento, uma das últimas etapas desse eixo, estará sendo concluída em maio de 2015. Dessa forma, em no máximo, 30 dias depois dessa estadão ter sido edificada”, disse. Ele informou que pelo eixo Norte, essa água deverá começar a correr no final de 2015. “O problema nesse eixo é que falta ser concluído as obras do túnel Cuncas I. Mas elas estão em ritmo acelerado, a nova ordem de serviço já foi dada, e acredito que no final de 2015, a região também esteja comemorando a chegada das águas”, disse.

O eixo Leste será responsável por levar água para Pernambuco e Paraíba, com a captação feita no lago da barragem de Itaparica, no município de Floresta (PE), percorrendo 287 km até o rio Paraíba, e deixando parte da vazão transferida para as bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco. O Eixo Leste beneficiará mais de 4,5 milhões de pessoas. Já foram investidos, entre 2007 e 2010, cerca de R$ 1,7 bilhão.

Encontro ocorreu em Sumé

Com a participação de 17 prefeitos, dois vice-prefeitos e dezenas de secretários de agricultura o encontro dos gestores, ocorrido no auditório da Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Sumé, foi considerado pelo presidente da Associação, Francisco Neves, como de sucesso absoluto. “Os prefeitos atenderam o nosso chamado e aqui estiveram, discutindo ações conjuntas que poderão ser implementadas na região. Somente com a união do Cariri é que vamos conseguir construir grandes ações para essa população que carece tanto de nossa atenção”, disse.

O técnico da secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Aldomário Rodrigues, participou do evento, debatendo sobre a caprinovinocultura no Cariri paraibano, e fez um chamamento para que os prefeitos apoiem os produtores. “Essa é uma cultura viável na nossa região. Quando os produtores começaram a ser observados com mais atenção, projetos foram desenvolvidos, créditos foram disponibilizados e assistência técnica foi dada, o Cariri deu um salto em qualidade de vida. Isso aconteceu no início dos anos 90, por meio do Pacto Novo Cariri, e é preciso que essa nova geração de prefeitos tenham esse mesmo compromisso. Caso contrário eles vão continuar sendo responsáveis por uma grande parcela da população que quer trabalhar, mas não encontra apoio, nem espaço”, disse.

Aldomário pediu aos prefeitos que façam suas compras governamentais de laticínios dentro do Cariri, através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e assim, se abra uma nova perspectiva de negócio para os produtores, já que o programa do leite do Governo Federal, passa por dificuldades. “Com isso, eles vão poder se manter no negócio, e em se mantendo com o seu trabalho, ele deixa de ser dependente do poder público, deixa de estar de pires na mão, tendo dignidade através do seu trabalho”, declarou.

O secretário executivo da AMCAP, Luiz Carlos Gomes Lira, também proferiu palestra sobre a lei geral da micro e pequena empresa, compras governamentais e o agente de desenvolvimento. “Os prefeitos precisam ficar cientes dos benefícios da implementação da lei geral para a economia de seus municípios. Através dela, é possível mudar a realidade de pequenos micro empresários”, disse.



Giovannia Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!