google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Crônica: O Compositor

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Crônica: O Compositor

Crônica: O Compositor
Temas: Músicas e Jovem Guarda
Título: A Música e o Compositor

     É que por trás de todas as produções musicas há várias pessoas muitas vezes são esquecidos, estou falando dos compositores da MPB (música popular brasileira). No nosso país existem grandes compositores como: Carlos Cola que escreveu várias músicas quem não sabe fique sabendo agora que Carlos Cola fez várias músicas, entre elas estão: sonho meu cantada por José Augusto, falando sério cantada por Roberto Carlos e bijuteria cantada por Bruno e Marrone e tantas outras músicas que não caberia nessa folha de rascunho. É continuando as homenagens aos compositores temos: Roberto Carlos e Erasmo Carlos com letras de músicas como: na paz do seu sorriso, o ano passado cantada por Roberto Carlos, Ivo Lancellotti com a música abandono cantada por Roberto Carlos, Eduardo Lages e Paulo Sérgio Valle com a música Às vezes pensa cantada por Roberto Carlos. Laerte Freire e Valentino Guto com a música quantas lembranças cantada por Lindomar Castilho, Antônio Gonzaga com a música fim de noivado cantado por Maurício Reis, Augusto Cesar, Miguel e Marco Antônio com a música não posso ficar sem você cantada pelo gripo musical the Fevers, Fernando Luiz e Iranilson com a música  com a música cantada por Fernando Luiz, José Maria de Abreu com a música boa noite amor cantada por Jair Rodrigues, Raimundo Monte Santos com a música reinado a são José cantada por Clenilda, Fernando Mendes e Miguel com a música menina da janela cantada por Fernando Mendes Dalton e Cláudio Rabello com a música muito estranho cantada por Dalton Roberto Muniz e Adelson dos Santos com a música querida cantada por Silvinho Dominguinhos e Anastácia com a música sanfona sentida cantada por Luiz Gonzaga, Humberto Teixeira com a música saudade dói cantada por Luiz Gonzaga, C. Rancheira José Rico e Diná com a música migalhas de amor cantada pela dupla sertaneja Milionário e Zé Rico, Alexsandro Passarinho e Amazan com a música  você vai perder cantada por Amazan, Geraldo Vandré com a música pra não dizer que falei das flores (caminhando) cantada pelo próprio compositor e para fechar esse momento que eu homenageei esses astros que estão esquecidos por muitos, não ia deixar de citar o nome do caririzeiro Ilmar Cavalcante da cidade de Monteiro PB que faz música para diversos cantores de música raiz de pé de serra como é o caso de Ton Oliveira, Flávio José e outros mais.
      Agora todos esses nomes de compositores têm uma grande participação na jovem guarda. Momento musical brasileiro, mais do que movimento ou programa de televisão, a jovem guarda foi uma de nossas mais férteis vertentes musicais nos anos 60. Ainda que tenha existido por um período oficialmente curto (entre 1965 e 1968) a jovem guarda semeou uma infinidade de talentos nas diversas tendências que surgiram posteriormente em nossa cena musical. Historiados a partir de um trabalho de sete anos, os fatos que deram origem aquele momento e também os dele decorrentes constituem um capítulo fundamental da história do pop brasileiro. Naquela manhã de 18 de julho de 1963, quando um jovem cantor entrou em um bar da rua Visconde DO Rio Branco, próximo a praça Tiradentes, e tomou um café antes de seguir para o movimentado estúdio da gravadora Columbia, a cidade não desconfiava que estava para começar um importante e definitivo capítulo da história da música brasileira, que indiretamente acabou por influir nos desdobramentos de toda a nossa cultura popular. Roberto Carlos entraria em um estúdio com o grupo Renato e seus Blu Caps para gravar uma versão brasileira do sucesso “Splish Splash”, que cinco anos antes o Americano Bobby Darin emplacará mundo a fora. A letra em português tinha sido feita por Erasmo Carlos, velho amigo de juventude que naquele momento saindo de sua banda the smakes continuava preso num contrato com a mesma gravadora Columbia, que se recusava a lançá-lo em carreira solo.
   Não podemos deixar de citar outros nomes de cantores brasileiros que deixaram sua marca na música popular que foram Celi Campello, jerri ADRIANI, Ronivon, Vanderlea, Vanusa, Martinha, Wanderley Cardoso, Eduardo Araújo, Sérgio Murilo, Carlos Gonzaga e os incríveis. É minha gente acho que o recado foi dado, então a partir de agora espero que essa folha seja corrigida, no que se refere a citação do nome do compositor daquela letra da música que esta sendo cantada por qualquer cantor.

Texto escrito por Jair Avelino Silva
Professor da rede municipal de ensino de São Sebastião do Umbuzeiro PB
   Fonte: pesquisa tradicional no livro.
      Jovem Guarda em ritmo de aventura escrito por Marcelo Froés 

E Vários discos de vinil (Relíquias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!