google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Cento e cinqüenta anos de liderança na produção de café

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Cento e cinqüenta anos de liderança na produção de café


A produção de café no Brasil é responsável por cerca de um terço da produção mundial de café, o que faz o País ser de longe o maior produtor - posição mantida há 150 anos. Além disso, é também o campeão mundial na exportação do produto e ocupa a segunda posição entre os países consumidores da bebida, devendo chegar à primeira colocação nos próximos anos, superando a marca dos EUA. Segundo a Associação Brasileira da Indústria do Café - ABIC, o consumo per capita em 2001 era de 4,9 kg/habitante; em 2012, saltou para de 6,4 kg/habitante.
Isso representa um consumo de quase 20 milhões de sacas, bem próximo dos EUA, que é de pouco mais de 22 milhões de sacas. O aumento do consumo interno da bebida é atribuído à melhoria na qualidade do café destinado ao mercado nacional, bem como ao aumento do poder aquisitivo da população. 
No Brasil, quase 300 mil propriedades de café - segundo último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE - em sintonia com centenas de pesquisadores, técnicos e extensionistas, todos espalhados pelas principais regiões produtoras brasileiras: Minas Gerais, São Paulo, Bahia, Paraná, Espírito Santo e Rondônia.
As pesquisas de melhoramento genético propiciaram o desenvolvimento de 36 cultivares, de arábica e conilon, resistentes às principais pragas e doenças do cafeeiro e com alta produtividade, melhorando qualidade dos frutos e incrementando significativamente a produção.
Trabalho de pesquisa realizado pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e ainda por outras instituições consorciadas e pela Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo – Fapesp que resultou na construção de um banco de dados com mais de 200 mil sequências de DNA. Isso permitiu a identificação de mais de 30 mil genes, responsáveis pelos diversos mecanismos fisiológicos de crescimento e desenvolvimento do cafeeiro. Atualmente várias ações de pesquisa estão em andamento para identificar as funções de cada um desses genes de forma que eles possam ser utilizados para aumentar a produtividade e o valor econômico da cultura do café, e mesmo serem utilizados em outras culturas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!