google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Infestação de formigas causa perdas na Paraíba

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Infestação de formigas causa perdas na Paraíba

Uma infestação de formigas está causando problemas na comunidade rural de Engenho Velho, em João Pessoa, na Paraíba. Os agricultores têm as casas invadidas e estão perdendo lavouras e animais. 
Os insetos têm perturbado a vida dos moradores. Há quase três anos elas se tornaram uma praga invadindo casas, matando animais e destruindo plantações. A agricultora Socorro Alcântara perdeu tudo que plantou. “É durante o dia, é durante a noite, é no inverno, é no verão. Eu só sei que elas incomodam demais”, reclamou.

Apesar das formigas atacarem todas as árvores, os coqueiros têm sido os mais prejudicados já que o principal local usado para a formação das colônias. “A gente tem visto a presença desses insetos nas plantas e muitos excrementos que se tornam meios de cultura para o desenvolvimento de fungos e bactérias que vão recobrindo a superfície das folhas e inibindo a fotossíntese”, esclareceu o agrônomo Genival Filho.

O pato ficou cego após ser atacado pelas formigas. A agricultora Marilene da Silva afirmou que esse não foi o único caso. “Perdemos 50 pintos. A gente perdia muitos patos, nem sabemos quantos”, disse. As donas de casa encontraram alternativa para evitar que as formigas subam na cama durante a noite. Os pés das camas são colocados dentro de vasilhas com água. Os moradores passam o dia tentando se proteger das ferroadas.

Os especialistas coletaram material para identificar o tipo da formiga e os motivos da devastação causada por elas. “A partir do momento que conhecermos a espécie, poderemos partir para uma solução mais efetiva visto que os produtos utilizados não têm surtido o devido efeito”, completou o agrônomo. Ainda neste mês, uma equipe de especialistas em insetos da Universidade Federal da Paraíba deve fazer uma visita à comunidade para avaliar o problema.G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!