google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : G1 destaca Arroz vermelho no município de Santana dos Garrotes: Conheça a tradição da cozinha nordestina: o arroz vermelho

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

G1 destaca Arroz vermelho no município de Santana dos Garrotes: Conheça a tradição da cozinha nordestina: o arroz vermelho


Uma receita tradicional do sertão nordestino: o baião de dois, mas com uma diferença, um dos ingredientes é pouco conhecido no país, o arroz vermelho. Um dos principais estados produtores deste tipo de grão é a Paraíba.
Foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil, mas foi na Paraíba onde o arroz vermelho se estabeleceu. O estado é atualmente o maior produtor do grão, que é cultivado em Santana dos Garrotes, município do Vale do Piancó. Somente em 2010, de acordo com a Associação dos Pequenos Produtores de Arroz Vermelho do município, foram produzidas mais de um milhão de toneladas do alimento.
A tradição de fazer receitas com o arroz vermelho é do município permambucano de Triunfo, que faz divisa com a Paraíba. Pela proximidade, o produto vai para lá e as famílias, principalmente da zona rural, acabaram fazendo com que se tornasse parte da gastronomia da cidade.
O produto pode ser encontrado em antigas bodegas, como a de Rafael Carvalho. “Todo mundo que chega de fora, os turistas, chega procurando o arroz vermelho”, disse o comerciante.
Como o baião de dois é uma unanimidade na região, o Globo Rural foi à casa da pesquisadora Lúcia Lima, que faz o prato com ingredientes que dão um toque especial. “É muito prático especialmente para os ruralistas que não têm tempo de fazer tantos preparos. Com esses ingredientes, é possível fazer um prato único para uma refeição bastante substanciosa”.
Fonte: g1\globo rural
Click e assista o vídeo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!