google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Alongamento antes de correr não previne lesões, diz estudo

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Alongamento antes de correr não previne lesões, diz estudo

Alongar-se antes de uma corrida é muito comum entre atletas profissionais ou amadores do mundo todo. Pesquisadores revelaram, porém, que o aquecimento não previne lesões como se imaginava.

Por outro lado, se já faz parte da rotina do indivíduo se alongar, não é aconselhável parar de uma hora para outra. Apesar da prática não impedir nem causar lesões, o corredor pode se machucar se mudar a técnica.

O estudo analisou 2.729 pessoas que correm 10 ou mais quilômetros por semana e as separou em dois grupos: 1.366 se aqueciam antes de correr e 1.363 não faziam nenhum tipo de alongamento. O aquecimento consistia em alongar alguns músculos da perna, durante 3 a 5 minutos, imediatamente antes da corrida.

No final, a experiência constatou que o aquecimento não prevenia e nem causava nenhum tipo de prejuízo ao corredor. Por outro lado, detectou alguns fatores que podem ser responsáveis por danos, como histórico de ferimento ou lesão corporal nos últimos quatro meses e alto índice de massa corpórea (IMC).

A mudança na rotina do alongamento também foi apontada como um fator perigoso. As pessoas que costumavam se aquecer no dia a dia e, no experimento, foram colocadas no grupo dos que não deviam exercer a prática se mostraram mais propensas a ter alguma lesão.

"Apesar de os corredores que mudaram suas rotinas terem mais chance de apresentar uma lesão do que aqueles que não mudaram, o grupo que parou de se alongar teve ainda mais lesões relatadas, o que mostra que uma mudança imediata na prática pode ser mais importante do que a prática em si.", explica o Dr. Daniel Pereles, autor da pesquisa.

Os resultados foram apresentados no Encontro Anual da Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos (AAOS) de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!