google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Território paraibano perdeu quase 84% de sua área de Mata Atlântica

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 13 de novembro de 2010

Território paraibano perdeu quase 84% de sua área de Mata Atlântica

A Paraíba já perdeu 88,34% da área de Mata Atlântica nos últimos anos. Somente entre 2008 e 2010, a perda em João Pessoa equivale a um campo de futebol. Para evitar o aumento nesses números, foi lançado ontem, no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), pela Prefeitura da capital, o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica. 
A Mata Atlântica corresponde todas as áreas verdes de um local, além disso, este é o bioma mais rico em diversidade do planeta, ocupando 15% do território nacional em 17 estados brasileiros. 
Os cuidados com o meio ambiente estão incluídos os rios, a vegetação e os animais. Segundo a secretária da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Lígia Tavares, a construção de casas e edifícios causou a devastação de muitas áreas verdes não apenas em João Pessoa, mas em todo o Brasil. Em João Pessoa a área de preservação da mata é de 30,67%. Ela explica que o desmatamento na capital, acontece principalmente na zona Sul por causa do elevado número de construções no local.
“Nesse local foi relatado pelas pesquisas da Secretaria como a área mais devastada da cidade, por isso será criado o orto florestal para começar a conscientização da preservação da mata atlântica”, afirma a secretária. 
O plano foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e vai ser aplicado na capital. Para dar início ao projeto, será criado no bairro do Cidade Verde, em João Pessoa, um Orto Florestal. Segundo o coordenador da Organização Não Governamental SOS Mata Atlântica, Mario Motovane, o projeto segue o que determina a Lei da Mata Atlântica, criada há dois anos, que é desenvolver métodos para preservar a flora e a fauna dos estados. “O plano foi apresentado a Semam para ser desenvolvido na cidade, tendo em vista que João Pessoa, ainda tem locais que tem grande presença de mata”, afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!