Apesar de todos os benefícios reconhecidos do aleitamento materno nos primeiros meses de vida do bebê, parece que amamentar por mais tempo pode aumentar os riscos de a criança desenvolver uma alergia na pele chamada eczema - que afeta cerca de 12% dos bebês -, segundo estudo taiwanês publicado na última edição da revista Pediatric Allergy and Immunology. De acordo com os autores, essa inflamação na pele com raízes genéticas, muitas vezes, ocorre antes de o bebê completar um ano, mas pode durar a vida inteira
Os resultados do estudo com mais de 18 mil crianças contrariam a crença geral de que a amamentação exclusiva por mais tempo poderia proteger a criança contra dermatite atópica - um tipo de eczema. Acompanhando-as por 18 meses, os especialistas notaram que o aleitamento materno por mais tempo não apenas não protege contra esse problema de pele, como pode aumentar as chances de a criança ter a dermatite após seu primeiro ano.
Entretanto, os autores destacam que os resultados não questionam os benefícios da amamentação exclusiva, pois a grande maioria dos participantes, assim como a população taiwanesa, também dá ao bebê outros alimentos ainda nas primeiras semanas. “Não podemos excluir os outros potenciais benefícios do aleitamento materno”, destacou o pesquisador Chao-Hua Chuang, acrescentando que os resultados não sugerem modificações nas recomendações para a amamentação exclusiva nos primeiros quatro meses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!