google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : SAÚDE

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SAÚDE


Gordura Trans: fique longe!

Durante muitos anos, a gordura saturada foi apontada como a grande vilã, mas, atualmente outro tipo de gordura parece estar em toda parte, presente nos salgadinhos, na batata frita, nos bolos, biscoitos, sorvetes, produtos industrializados, é a gordura trans, que anda despertando a atenção também das pessoas preocupadas com a boa alimentação e saúde.

É uma gordura formada por um processo de hidrogenação natural (quando ocorre no estômago de animais) que encontramos em níveis baixos no leite e na carne, ou industrial que transforma óleos vegetais líquidos em gordura sólida à temperatura ambiente e são utilizadas para melhorar a consistência dos alimentos, deixar mais saborosos, e prolongar a validade desses produtos.

Assim a trans, deixa a margarina cremosa, a batata frita crocante e evita que o recheio do biscoito derreta na prateleira, com isso, aumenta o consumo desses alimentos, tornando-se um vício para os consumidores .

A gordura trans é um veneno ao organismo e seus efeitos não são imediatos, o que a faz parecer inofensiva. Dentre os males que esse tipo de gordura pode causar para a saúde, estão as doenças cardiovasculares aumentando o risco de enfarte, derrame e a pressão alta, eleva o mau colesterol (LDL), diminui os níveis de HDL (colesterol bom) e contribui para a obesidade.

Alimentação nas férias

Férias, verão, calor, petiscos, época que os hábitos alimentares são modificados de forma inadequada, a alimentação errada e sem horários é comum nesse período de férias.

O calor requer cuidados especiais para nos sentimos mais dispostos com saúde, o corpo necessita de um consumo maior de líquidos neste período, para compensar as perdas de água e sais minerais devido ao aumento da transpiração, as necessidades calóricas são diminuídas, pois o corpo gasta menos energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal, então a pedida do verão é optar por alimentos naturais, frescos e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição.

As refeições como café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar devem ser feitas normalmente, em horários programados, é preciso se alimentar bem e de preferência várias vezes ao dia, para evitar grandes quantidades de uma vez só e assim contribuindo para resistir a um dia todo exposto aos petiscos vendidos na praia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!