google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Chuva de 125,2 milímetros faz o primeiro açude sangrar em 2010

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

sábado, 30 de janeiro de 2010

Chuva de 125,2 milímetros faz o primeiro açude sangrar em 2010



Boqueirão - O açude Epitácio Pessoa está com 90% da capacidade
Uma chuva de 125,2 milímetros (mm), registrada no intervalo entre a noite da última quinta-feira e a madrugada de ontem foi suficiente para fazer transbordar as águas do primeiro açude este ano na Paraíba. O fato aconteceu no reservatório São José I, localizado na comunidade Jatobazinho, zona rural do município de São José de Piranhas, no Sertão paraibano. Apesar da precipitação, o mês de janeiro deste ano deverá terminar com queda no volume de chuvas caídas sobre as cidades paraibanas.
De acordo com os dados disponibilizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), até o dia de ontem o acumulado de chuvas nos 223 municípios da Paraíba era de 15.936 milímetros, o que representa uma diminuição de 2,1% comparando-se com o acumulado do ano passado, quando choveu em janeiro 16.273 milímetros.
As chuvas registradas em São José de Piranhas, além da sangria do açude, também deixaram prejuízos. Raios fortes e vento deixaram a cidade sem energia por várias horas e interrompeu o funcionamento das linhas telefônicas. O reservatório São José I, que tem capacidade para mais de 3 milhões de metros cúbicos, é responsável pelo abastecimento de uma população de aproximadamente 20 mil pessoas que residem no município.
Na manhã de ontem ocorreu uma lâmina de água com cerca de 50 centímetros, no sangradouro do açude, que possui 90 metros. “Aqui está todo mundo satisfeito, porque a água dá para abastecer mais de um ano. Tem muita gente tomando banho aqui e na primeira chuva sangrou. Dois postes caíram perto de uma ponte que sai para a cidade de Monte Horebe, mas no restante tudo está tranquilo e não houve danos”, comemorou um dos moradores da cidade, o funcionário público José Vieira Dias.
RESERVATÓRIOS
Outros reservatórios do Estado também estão armazenando bons níveis de água e podem sangrar nos próximos dias. No município de Mamanguape o açude Jangada, que pode abrigar até 470 mil metros cúbicos, está com 99,4% de sua capacidade. Em São Sebastião de Lagoa de Roça o reservatório São Sebastião, está com 95,4% de sua capacidade, que é de 453 mil metros cúbicos. Em Sapé o manancial São Salvador, com capacidade para 12,6 milhões de metros cúbicos, está com 93,9%.
Entre os maiores reservatórios do Estado, a situação é considerada confortável pelos técnicos. O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, está com 90% de sua capacidade, que é de 411 milhões de metros cúbicos. A barragem de Coremas, no Sertão, possui atualmente 86,7% de seu volume de água, capaz de armazenar até 1,3 bilhão de metros cúbicos; e a barragem de Acauã está com 83,9% de sua capacidade, estimada em 253 milhões de metros cúbicos.
De acordo com a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, apesar da queda no volume de chuvas este ano, as precipitações registradas continuam dentro da previsão feita pelo órgão. “O mês de janeiro nós chamamos de pré-período chuvoso. Normalmente ocorrem chuvas no Cariri, Curimatú e no Sertão e como estamos com o fenômeno do El Niño, geralmente este mês é chuvoso. No entanto, a previsão é de que as chuvas sejam variáveis este ano, alternando entre regiões em maior ou menor escala”, explicou a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!