google5249a4f34a492e14.html[google5249a4f34a492e14.htmsnippet assíncrono. BLOG DO DIDI : Recomendações e cuidados com vacas e bezerros ao parto.

Visitantes On-line...

SEJAM BEM VINDO A MEU BLOG !


ACESSOS DO BLOG
Tenha seu Contador Grátis em www.CodigoFonte.net

domingo, 29 de julho de 2012

Recomendações e cuidados com vacas e bezerros ao parto.


A criação de bezerros deve ser considerada como uma das principais atividades em um sistema de produção de leite, pois a cria de bezerros representa a possibilidade do aumento do rebanho e do melhoramento genético. Uma vez que a melhoria genética depende do descarte anual de vacas com baixa produção de leite ou com problemas reprodutivos e de casco, e sua substituição por animais jovens e de potencial produtivo mais elevado é interessante. Apesar de sua importância, a criação de bezerros é uma etapa muitas vezes negligenciada pelos produtores, devido aos custos elevados relativos ao aleitamento e mão de obra e às altas taxas de morbidade e mortalidade, sendo assim, uma atividade de alto risco financeiro.
Os bezerros têm diversas particularidades, que quando conhecidas e manejadas corretamente por técnicos e proprietários resultam em bons índices zootécnicos e animais saudáveis. Dentre essas a cura do umbigo e a transferência da imunidade passiva, representada pela boa colostragem dos animais recém nascidos, merecem destaque.
Em uma fazenda de leite, os animais mais jovens são os mais susceptíveis a doenças. Os prejuízos econômicos resultantes das doenças são grandes e representados pelas altas taxas de mortalidade da categoria, gastos com medicamentos, e com mão de obra especializada ou não, além de atraso nos objetivos dos programas de melhoramento genético. Ainda, os bezerros que se recuperam invariavelmente apresentam desempenho produtivo abaixo do desejável,quando comparados com bezerros saudáveis. Outras informações sobre CUIDADOS COM VACAS E BEZERROS AO PARTO, um texto produzido por membros do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG, você pode ver na seção MANEJO BOVINO, neste site.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!