Há cerca de seis anos, aproximadamente 300 famílias vivem sem água nem saneamento básico em dois assentamentos localizados na zona rural do município de Cruz do Espírito Santo. Uma audiência foi realizada na manhã de ontem pela promotoria municipal para investigar a denúncia e procurar uma solução. Na audiência, foi decidido que a prefeitura terá um prazo de até 90 dias para concluir as obras.
No mesmo dia, moradores dos assentamentos organizaram uma manifestação no fórum da cidade cobrando solução. Segundo o presidente do assentamento Dona Helena, Antônio Francelino da Silva, a falta de infraestrutura faz parte da rotina dos dois locais, e gera inúmeros transtornos para os moradores.
“Já chegou ao ponto de pessoas trabalharem o dia inteiro e quando voltarem para as suas casas a noite não encontrarem água em casa. O projeto para tazer encanamento para os assentamentos foi feito em 2004, e as obras só começaram três anos depois, em 2007, e logo depois foram interrompidas, e desde então estão totalmente paradas, causando enormes transtornos para as duas comunidades”, afirmou.
De acordo com o funcionário público Clairton Freitas participaram membros da prefeitura municipal de Cruz do Espírito e representantes da construtora encarregada da obra e de moradores dos dois assentamentos. “Na ocasião foram discutidos a viabilidade da obra, assim como foi assinado uma Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a conclusão das obras”, informou.
O promotor público Geaziel Carneiro contou que a construção da estrutura para o saneamento básico e canos para a distribuição de água é uma parceria entre a Prefeitura de Cruz do Espírito Santo e a Fundação Nacional de Saúde. “No projeto, estava previsto a liberação de R$ 200 mil para a obra. Apenas R$ 40 mil foi liberado, o que segundo a prefeitura, impediu a continuidade da obra”. O prefeito Rafaelito Fernandes informou que a obra foi interrompida devido a “um problema técnico na área de engenharia”. Ele garantiu que o impasse já foi solucionado e na próxima segunda-feira os trabalhos recomeçarão.J.P
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!