Aesa prevê índice maior de chuvas no Cariri e Sertão
Boa notícia para os agricultores da Paraíba: o início de 2011 deve ter um índice maior de chuvas nas regiões do Cariri, Curimataú, Sertão e Alto sertão do Estado.
A informação foi divulgada ontem, na Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil – ano 2011. A estimativa compreende o primeiro trimestre do próximo ano e é positiva em relação ao mesmo período de 2010, quando foi registrada uma queda de 30% na média de chuvas.
O evento realizado nos dias 16 e 17 de dezembro, no auditório da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (AESA), analisou as condições regionais de pluviometria e também a situação global da atmosfera e dos oceanos, para que se chegasse à conclusão do cálculo. A reunião contou com a presença de representantes do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia, da AESA e de outros técnicos da área.
De acordo com a meteorologista da AESA Marli Bandeira, no período de janeiro a março de 2011 existe uma tendência de chuvas que varia do normal a acima da média histórica do Cariri ao Sertão da Paraíba. A probabilidade de aumento na ocorrência de chuvas é de 35%.
“Vislumbramos um cenário muito melhor do que 2010, quando tivemos um déficit na média pluviométrica do Sertão, ou seja, os meses de janeiro a março deste ano foram secos e com pouca chuva. Mas para 2011, a probabilidade é extremamente favorável”, explicou.
A continuidade do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial foi um dos fatores determinantes para a estimativa apresentada pela AESA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!