Um pequeno estudo numa clínica pediátrica urbana sugere que crianças com menos de 12 anos estão rotineiramente consumindo tanta cafeína que isso pode interferir no seu sono. A fonte são quase exclusivamente refrigerantes com cafeína, como Coca-Cola.
Cerca de 75% das 228 crianças do estudo (publicado na edição online do "The Journal of Pediatrics") consumiam cafeína. Crianças entre 5 e 7 anos de idade consumiam uma média de 52 mg por dia, e as com idade entre 8 e 12 anos consumiam 109 mg, em média - mais ou menos a mesma quantidade de uma xícara de café.
A cafeína é diurética, e o estudo foi elaborado para observar se o consumo estava associado ao xixi na cama. Não estava, mas o sono foi afetado. O tempo médio de sono para os que consumiam cafeína foi levemente menor do que a quantidade recomendada para essas idades pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.
A Associação Americana de Bebidas contestou o estudo, citando uma revisão feita em 2002 que descobriu que os efeitos da cafeína em crianças "parecem ser modestos e tipicamente inócuos".
"A cafeína é segura, até mesmo para crianças", disse Maureen Storey, vice-presidente sênior de política de ciência da associação.
Os autores do novo estudo reconheceram que ele não provou uma associação entre a cafeína e problemas de sono. Mesmo assim, o principal autor, William J. Warzak, professor de psicologia da Universidade de Nebraska, diz que evitar a substância é uma boa ideia. "Mas", ele acrescentou, "você não será um pai ou uma mãe desnaturada se seu filho tomar uma Coca-Cola fora de casa".
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!