Após ser eleito o deputado federal mais votado do Brasil, com mais de 1,3 milhão de votos, Francisco Everardo Silva, o Tiririca, alcançou outro recorde. Agora ele é também campeão nas vendas de máscaras de políticos e é até considerado a “cara do Carnaval 2011” pela vendedora Samyra Acácia Oliveira Costa, da rua 25 de Março, principal via de comércio de fantasias de São Paulo.
Lá, a procura pela máscara de Tiririca, que custa R$ 7, é grande. Em uma das lojas - que possui fabricação própria de caricaturas para o Carnaval – o estoque é reposto toda semana e o estabelecimento chega a vender até duas mil máscaras em apenas quatro dias, como contou a gerente de vendas Lucylla dos Santos. “Com esta grande procura, creio que venderemos até 100 mil peças neste Carnaval. Cada ano tem um político que se destaca, mas o Tiririca quebrou todos os recordes”.
Já no Rio de Janeiro, a produção na fábrica de máscaras Condal – que já criou caricaturas de políticos como José Sarney, Jânio Quadros e Tancredo Neves na década de 80 - segue a todo vapor. De acordo com a dona do estabelecimento, Olga Valles, neste Carnaval a produção pode atingir até 40 mil peças. Do total de máscaras produzidas, 50% são do palhaço Tiririca. “O Tiririca é irreverente, alegre. Quando você mistura palhaço com político, dá Carnaval com certeza”.
As máscaras da presidente Dilma Rousseff aparecem em segundo lugar nas vendas, mas ainda bem distantes de Tiririca. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva também continua no topo das vendas e durante os oito anos de governo foi a caricatura que mais agradou ao público, com cerca de 30 mil unidades vendidas nesse período.
Quando se fala nas máscaras encalhadas, lá estão as caricaturas dos ex-candidatos à Presidência José Serra e Marina Silva. Segundo Olga, enquanto saem de 300 a 100 peças de máscaras de Tiririca e Dilma respectivamente, de Serra e Marina, apenas 12. As máscaras da senadora Marta Suplicy (PT-SP) e da ex-ministra da Casa Civil Erenice Guerra também não saem da prateleira.
Olga explica que muitas vezes o carisma do político está associado ao número de vendas das máscaras. “A máscara vende quando o rosto é carismático. Como por exemplo, o presidente Lula”.
Questionado sobre o seu sucesso nas lojas de máscaras, Tiririca agradeceu o carinho das pessoas. “Foi uma surpresa para mim e isso me deixou muito contente também. Sou humorista, um palhaço e a melhor coisa é ter os fãs por perto”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!