Eu estava deslocando de São Sebastião do Umbuzeiro até a zona rural, as lentes do Blog do Didi , sempre atentas flaga uma Cobra Jibóia, atravessando a Estrada que da acesso ao assentamento Maria Bonita, que fica no Municipio de São Sebastião do Umbuzeiro a cobra Jibóia gigante, tinha aproximadamente 3 metros.
COBRA JIBÓIA
Filo: Chordata
Classe: Repitilia
Ordem: Squamata
Família: Boidae
Características: Comprimento: até 4,50 mt
Velocidade: cerca de 500m/h
Período máximo de vida: 23 anos É vivípara.
Cor: confunde-se com o ambiente
Vestígios de membros posteriores
Há muitas histórias de jibóias enormes, com 10 ou até 15mts. de comprimento, que estrangulam pessoas enroscando-se em seus corpos.
Outras falam de jibóias que engolem vítimas três vezes maiores que elas mesmas que põem em fuga uma caravana inteira de exploradores. São apenas histórias.
Na realidade, a jibóia é de índole pacifica, não é venenosa e nunca ataca o homem. Ao contrário, foge à sua aproximação.
Raramente passa de 3 mt de comprimento.
Toma como presa principalmente aves, mamíferos pequenos e lagartos grandes.
A jibóia apanha as suas vítimas ficando à espreita ou surpreendendo-as silenciosamente. Enrosca-se em torno delas e contrai o corpo até que a vítima não consiga mais respirar e morra sufocada.
Engole a vítima tragando a cabeça primeiro e a digere devagar, caindo num torpor que dura às vezes diversas semanas. Despende pouca energia e pode ficar muito tempo sem comer. Essa grande serpente vive nas florestas densas da América do Sul.
Passa a maior parte do tempo em árvores. Quando ameaçada, foge, mas muito lentamente. Pode também tentar assustar o inimigo silvando alto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!