sta quinta-feira, 1º de agosto, será um dia histórico para todos os agricultores da Paraíba. Nessa data, durante evento a ser realizado no Palácio da Redenção, sede do governo do estado, em João Pessoa, o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, vai anunciar o Plano Safra Semiárido. Dos nove estados pertencentes à região do Semiárido, a Paraíba é o quinto a receber o lançamento desse Plano específico.
Elaborado pelo Governo Federal, o Plano prevê a destinação de R$ 7 bilhões para todos os agricultores (familiares, médios e grandes) do semiárido. O recurso poderá ser acessado por meio de programas de crédito para custeio, investimento e comercialização da produção. Dentre eles, o Garantia-Safra e de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), que vão auxiliar quem precisa conviver com os efeitos da seca.
A solenidade na capital da Paraíba inclui, ainda, duas outras importantes ações: a entrega do primeiro Kit Semiárido do PAC 2 Equipamentos — composto por um caminhão-caçamba ou uma pá-carregadeira — a 110 municípios do estado, e a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, com vistas à instalação do Comitê de Articulação Institucional (CAI).
Demanda histórica
“O Plano Safra Semiárido era uma demanda histórica do Nordeste brasileiro, especialmente, da região situada no semiárido nordestino”, afirma a delegada federal do MDA na Paraíba. Para Giucélia Araújo de Figueiredo, o Plano, já apresentado, em linhas gerais, pela presidenta Dilma Rousseff e, agora, mais especificamente na Paraíba, pelo ministro Pepe Vargas, vem ao encontro de um antigo e grande anseio do povo nordestino. “Sobretudo dos municípios do semiárido paraibano, que convivem com os efeitos da forte estiagem”, ressalta.
Giucélia de Figueiredo também destaca a importância da assinatura do Termo de Cooperação Técnica do CAI, que abrange a representação governamental do estado, dos órgãos federais e dos Territórios da Cidadania. “Trata-se de um fórum consultivo e propositivo que tem o objetivo de dialogar com as políticas públicas e de fazer o diagnóstico das ações que estão sendo desenvolvidas”, explica a delegada.
“Mas o objetivo principal desse comitê é propor ao governo do estado, ao governo federal e aos municípios, ações que venham, cada vez mais, a incorporar a população nos programas sociais que geram emprego, renda e inclusão social”, acrescenta Giucélia.
PAC 2 Equipamentos
No total, 110 municípios receberão equipamentos que fazem parte do Kit Semiárido, perfazendo um investimento do Governo Federal e do MDA de R$ 30,548 milhões. Setenta e cinco prefeituras vão receber caminhões-caçambas e as outras 35 terão direito, cada uma, a pás-carregadeiras.