Testes com camundongos mostram que a citrulina impede o acúmulo de colesterol 'ruim' nas artérias e controla ganho de peso
O consumo diário de melancia pode ajudar a prevenir doenças cardíacas e impedir o acúmulo de colesterol 'ruim' nas artérias, de acordo com pesquisa da Purdue University, nos EUA.
Estudos realizados com ratos mostram ainda que a citrulina, substância encontrada no suco da fruta, também ajuda a controlar o ganho de peso.
"Nós estávamos interessados na citrulina porque estudos anteriores mostraram que ela pode reduzir a pressão arterial. Não encontramos papel da substância na redução da pressão arterial, mas essas outras mudanças que descobrimos são promissoras", afirma o coautor do estudo Shubin Saha.
Saha e seus colegas alimentaram dois grupos de ratos com dietas ricas em gordura saturada e colesterol. Metade dos ratos recebeu água contendo 2% de sumo de melancia, enquanto os outros receberam a mesma quantidade de água suplementada com uma solução parecida com os hidratos de carbono presentes no sumo da fruta.
Os animais que consumiram sumo de melancia ganharam 30% menos peso do que o grupo controle e tinham cerca de 50% menos colesterol LDL, ou colesterol 'ruim'. O grupo experimental apresentou redução de 50% nas placas arteriais, bem como níveis elevados de citrulina.
"Nós sabemos que a melancia é boa para a saúde, pois contém citrulina. No entanto, não sabemos ainda em que nível molecular a substância trabalha, e descobrir isso é nosso próximo passo", conclui Saha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!