As chuvas de março até agora não chegaram, mas as esperanças dos agricultores paraibanos ainda permanecem vivas. Pelo menos até a próxima segunda-feira, quando é comemorado o Dia de São José, os olhos e as orações dos que acreditam no poder do santo de abençoar a terra com chuva, estão voltadas para os céus, de onde eles esperam que surja a garantia de um ano com muita fartura.
Todas as noites, ele olha para os céus para ver se relampeja. “As coisas não estão muito favoráveis para a chuva, mas até o Dia de São José tudo pode mudar. Tenho fé em Deus que a procissão será debaixo de chuva, pois quando isso acontece é sinal de que teremos um ano de fartura”, opinou.
A meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), explica que a crendice popular tem explicação científica. “No mês de março é quando a zona de convergência intertropical, que é a principal responsável pelo ocasionamento das chuvas na região, fica mais próxima do Nordeste. Então, se até o dia 20 de março não chover, isso indica que o período chuvoso não será tão regular”, explica Carmen Becker.
Com JP
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!