Dormir bem é importante para que o cérebro armazene bem as informações aprendidas durante o dia, mas estudos indicam que uma soneca antes do estudo também ajuda esse processo.
Pesquisadores selecionaram 27 mulheres e 17 homens para participarem de um experimento. Eles receberam a tarefa de memorizar 100 rostos e nomes e foram testados quanto à sua capacidade de guardarem essas informações. Logo após, metade dos voluntários dormiu entre os períodos de 14h a 15:40h, e tiveram sua atividade cerebral medida pelos cientistas. O restante do grupo realizou suas atividades normalmente. Às 18h todos os participantes tiveram que memorizar 100 rostos e nomes e foram testados novamente.
Os resultados mostraram que os voluntários que não cochilaram tiveram um desempenho 12% pior nos testes noturnos do que os das pessoas que dormiram. O grupo que dormiu teve um desempenho 10% melhor no teste noturno do que no teste da tarde. Os pesquisadores acreditam que isso acontece porque durante o sono o cérebro transfere informação que estava armazenada no hipocampo (onde as memórias são feitas) para o córtex pré frontal, liberando espaço para novas memórias. “É quase como limpar a caixa de entrada do seu email para que você possa começar a receber novos emails no dia seguinte”, explica o co-autor do estudo Matthew Walker.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!