Secretário diz que região tem crescido acima da média, mas esforço precisa ser maior para reduzir distorções
O Nordeste levará 22 anos para corrigir as desigualdades regionais. Para isso, o PIB (Produto Interno Bruto) da Região precisa crescer, anualmente, pelo menos 2,5% acima do PIB nacional. Foi o que informou o secretário de Fundos Regionais e Incentivos Fiscais do Ministério da Integração Nacional, Jenner Guimarães do Rêgo, durante a abertura da 1ª Conferência Estadual de Desenvolvimento Regional, no Auditório do Espaço Cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). A Conferência foi aberta na manhã de ontem e prossegue até hoje.
O Nordeste concentra 59% da população brasileira que vive na extrema pobreza, segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, que utilizou dados do IBGE (2010). São 9,6 milhões de nordestinos vivendo na pobreza, dos quais 613 mil (6%) na Paraíba.
“O Nordeste tem crescido acima da média nacional (no PIB), mas esse crescimento precisa ser maior para corrigir as desigualdades regionais. Ou seja, se o PIB brasileiro crescer 10% ao ano, o PIB do Nordeste terá que ter um crescimento de 12,5%, para poder equilibrar essas disparidades, num período de 22 anos”, afirmou Jenner Guimarães do Rêgo.
Segundo o IBGE, o PIB do Nordeste é R$ 437 bilhões e o do Brasil é R$ 3,2 trilhões (2009/dados mais recentes).
Segundo ele, o Governo federal tem investido em ações para corrigir essas distorções, como políticas de transferência de renda, como o Bolsa Família, mas é preciso fazer mais. “Para se ter ideia dessas desigualdades, 28% da população do Brasil está no Nordeste, mas o PIB da Região representa apenas 13% do PIB nacional. Então, o esforço ainda será muito grande para corrigir isso. O Governo Federal também tem investido em políticas de crédito diferenciadas para o Nordeste para superar as dificiências de estrutura e mão de obra, mas é preciso ter mais”, ressaltou Jenner Guimarães.
Leia a matéria completa no Jornal Correio da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!