Páginas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Dieta gordurosa causa complicações na gravidez


Um novo estudo desenvolvido na Oregon Health & Science University mostra que dietas ricas em gordura podem diminuir o fluxo sanguíneo da mãe para a placenta, podendo causar danos ao bebê.
Outras pesquisas associaram que diversos problemas como o crescimento fetal anormal e pré-eclâmpsia com a má formação da placenta. Pesquisas ligam também a obesidade materna a disfunções e inflamações no órgão.
Para o estudo, pesquisadores acompanharam a gravidez de macacos japoneses, que têm uma estrutura de placenta muito próxima à dos humanos. Os cientistas viram que as macacas que tinham uma dieta gordurosa tiveram uma diminuição de 38% a 56% de fluxo sanguíneo do útero para a placenta.
“Esse estudo demonstra que a dieta materna durante a gravidez tem uma influência profunda no desenvolvimento da placenta e do feto. A dieta rica em calorias e rica em gordura, comum na nossa sociedade, têm efeitos negativos no funcionamento da placenta e pode ser um contribuinte significativo a resultados adversos da gravidez, como o parto de natimorto”, afirma Antonio Frias, autor da pesquisa.
Os pesquisadores esperam que os resultados do estudo alertem mães e médicos para a importância que a dieta da mulher tem para a gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!