A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), através da Diretoria de Pecuária, promoveu neste sábado (31), em Conceição do Coité (BA), um seminário sobre o Uso do Resíduo do Sisal na Alimentação Animal. O evento teve como objetivo mostrar a técnica da mucilagem do sisal como suplemento alimentar, uma alternativa na alimentação do rebanho da agricultura familiar, em período de escassez de água.
"Esse debate técnico é fundamental para aprimorar a Política Pública. Queremos socializar os resultados de pesquisas sobre a utilização dos resíduos do sisal na alimentação animal e ouvir as experiências dos envolvidos nessa cadeia produtiva", comentou o diretor de Pecuária da EBDA, Marcelo Matos. Ele também informou que, durante o evento, todo o processo para a realização da silagem bem como seus benefícios foram explicados aos participantes.
Além de técnicos da EBDA, participaram do seminário, agricultores familiares, secretários municipais de Agricultura da região, dirigentes de associações e cooperativas e técnicos de instituições que atuam com Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), em toda a região sisaleira, que é composta por 20 municípios, onde a produção e o cultivo do sisal é considerado a base da economia.
Experiências com o sisal, mucilagem do sisal na alimentação de ovinos, e o uso de aditivos em silagem de resíduos do sisal foram alguns dos temas tratados no encontro.
Eduardo Ferreira e Marcelo Matos, da EBDA, Ossival Lobato Ribeiro, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Robson Andrade, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Wilson Dias, Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) e Jerônimo Rodrigues, também do MDA foram os instrutores e palestrantes no evento. Todoas eles são especialistas renomados no cenário agropecuário.
O seminário, promovido pela EBDA, conta com o apoio da Prefeitura Municipal do Coité, UFBA, Conselho Regional do Desenvolvimento Rural Sustentável da região sisaleira, Governo do Estado da Bahia, através da Coordenação de Desenvolvimento Sustentável (Codes) e Secretaria Estadual de Agricultura Seagri/Suaf e do MDA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!