Páginas

domingo, 22 de setembro de 2013

A produção de caju e castanha no nordeste pode ser menor


Os dois maiores produtores de castanha e caju do pais, são os estados do Ceará e do Piauí. A previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para este ano é de que o Piauí tenha uma produção de mais de 50 mil toneladas de castanha, com uma produtividade média de 379 quilos por hectares. 

A área plantada no estado este ano caiu em 21,71 por cento em relação a 2012. Estão plantados, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, do IBGE, 141.099  hectares. “A seca, aliada às altas temperaturas que chegam até 42 graus, e a umidade relativa do ar abaixo de 50 por cento, estão sendo fatores determinantes para a queda da safra de caju na região”, explica José Lopes Ribeiro, pesquisador da Embrapa Meio Norte.

O Piauí tem a segunda maior área plantada com caju no Brasil, e, consequentemente, a segunda maior produção. O Ceará está no topo do ranking, com uma área plantada de 407.455 hectares. A produção cearense de castanha está estimada em 165.143 toneladas, com uma produtividade média de 405 quilos por hectare.



Nos últimos 25 anos, a Embrapa Agroindústria Tropical, que tem sede em Fortaleza, e a Embrapa Meio-Norte, em Teresina, vêm transferindo tecnologias no Ceará e Piauí através de unidades demonstrativas com cajueiros anão-precoce e de elevado porte. A Embrapa tem recomendado ao longo desses anos para o semiárido dos dois estados clones, que apresentam boa produtividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!