Com mais de 1,3 milhões de atendimentos em 4600 municípios do Brasil, o programa é um dos mais eficientes do Sebrae, atendendo uma dentre três empresas consultadas.
O programa Negócio a Negócio (NAN) do Sebrae mostra que é um dos mais eficientes em atuação no Brasil. Com mais de 1,3 milhões de atendimentos no país, ele ajudou uma dentre três empresas consultadas. Na Paraíba foram 36 mil empreendimentos orientados desde sua implantação em 2010. A gestora nacional do NAN, Carolina Morais, esteve em Campina Grande e João Pessoa na última quarta-feira (3), para avaliar e monitorar o programa na Paraíba.
De abril a agosto deste ano, a equipe do programa monitora todos os estados. Carolina se reuniu com os gerentes, tutores e interlocutores do programa nas duas cidades paraibanas. “Foram encontros construtivos e de boas avaliações. A Paraíba fez uma análise crítica sobre o funcionamento do Negócio a Negócio. Trabalhamos para orientar e melhorar a gestão do negócio sem precisar sair da empresa”, explicou.
Este ano, o NAN tem a meta de executar 1.613.865 atendimentos em 537.955 empresas brasileiras. Na Paraíba são previstos 25.824 atendimentos em 8.608 empresas. Desde sua implantação na Paraíba, o Negócio a Negócio está sendo desenvolvido, além da Capital, em Campina Grande, Guarabira, Araruna, Patos, Pombal, Sousa e Cajazeiras. Segundo a gestora do Negócio a Negócio em João Pessoa, Márcia Timótheo, o programa é gratuito e voltado para empreendedores individuais, micro empresas e empresas de pequeno porte.
Soluções - O objetivo do programa é “abrir as portas” do Sebrae para que os empresários possam conhecer e tirar proveito de palestras, cursos e consultorias. Os empreendedores recebem três visitas dos Agentes de Orientação Empresarial (AOE). A tarefa deles é diagnosticar a situação da empresa e apontar soluções. São analisadas as áreas de mercado, produção, comercialização, finanças e recursos humanos.
Assim foi com o Larrildo Motta, proprietário da Ágile Computadores, microempresa de Campina Grande, visitada pela gestora do Sebrae Nacional, Carolina. “Éramos três profissionais desempregados. Nos unimos e montamos a loja há três anos. Ainda não faturamos tão alto porque passamos por dificuldades. Mas nos mantemos bem, mesmo diante das crises. Temos a parceria agora com o Sebrae Paraíba. Queremos evoluir”, disse.
Planejamento - Segundo o coordenador do programa em Campina Grande, Roberto Braga, a falta de planejamento é o principal problema para quem tem o próprio negócio. “A maioria não adota controles administrativo-financeiros e não sabe se o negócio está dando lucro ou prejuízo. Muitos não procuram o Sebrae porque acham que o serviço é para grandes empresas, quando é justamento o contrário: o público-alvo é a micro e pequena empresa. Por isso as visitas são tão importantes”, disse.
O casal Rodrigo Santos, 32 anos e Evelyne Albuquerque, 29 anos, é proprietário de uma academia de ginástica no bairro da Liberdade, em Campina Grande. “Faz exatamente um ano que abrimos a academia e essa consultoria veio em boa hora. Já na primeira visita passei a enxergar pontos a serem corrigidos, no administrativo e no financeiro”, disse.
As visitas dos Agentes do NAN não são agendadas. Eles percorrem rua por rua em busca dos pequenos negócios. Já percorreram diversos bairros e ainda continuarão a buscar negócios. Quem se interessar pelo serviço pode ligar para o Sebrae (0800-570-0800).
Da Redação com Assessoria
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