Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Projeto usa plantas medicinais e hortaliças para benefíciar as comunidades


O cultivo de plantas medicinais, aromáticas condimentares e ornamentais, mediante princípios agroecológicos se apresenta, a cada dia,  como uma das atividades de grande potencial ao desenvolvimento local de forma sustentável. A Embrapa Pantanal, em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, atualmente desenvolve diversos trabalhos de pesquisa com plantas medicinais, aromáticas e condimentares. Outros estudos fitoquímicos, agronômicos e ecológicos estão sendo realizados em espécies nativas e exóticas potenciais provenientes tanto da flora pantaneira  quanto de cultivo.
Espécies aromáticas, normalmente apícolas, como a erva-limão, capim-carona, malva-branca, hortelã-brava, entre outras, estão sendo pesquisadas a respeito da produção e composição de seus óleos essenciais. Além das pesquisas desenvolvidas em laboratório, a equipe de pesquisadores tem realizado diversas ações de transferência de tecnologia para os produtores rurais, em várias regiões.
O pesquisador da Embrapa Pantanal, Marçal Henrique Amici Jorge, destaca que esse trabalho desenvolve projetos de pesquisa e mantém canteiros experimentais em parceria com Infraero e Apae em Corumbá. Essas Unidades demonstrativas têm três enfoques: científico, técnico e social. Dentro do compromisso social, o que é produzido nos campos experimentais é distribuído para entidades beneficentes.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!