Depois de reduzir o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos carros, o governo decidiu aumentar o imposto dos eletrodomédicos, como o micro-ondas e ar-condicionado.
Conforme publicado no jornal Folha de S.Paulo, o objetivo deste aumento é proteger as indústrias instaladas na Zona Franca de Manaus da concorrência com importados. As empresas da Zona Franca são isentas do imposto e, desde o ano passado, vários segmentos reclamam que o aumento das importações reduziu a competitividade do produto nacional.
Segundo o governo, mesmo contando com benefícios fiscais da região, a produção ainda sofre grande desvantagem em relação a itens do exterior, sobretudo da China. O governo espera que a medida estimule a instalação de fábricas na Zona Franca, com o aumento do índice de nacionalização, em vez de importação.
Nesta semana o governo anunciou a redução do IPI para os automóveis para estimular a venda de veículos.
Entre as reduções, os veículos de mil cilindradas tiveram a alíquota reduzida de 7% para zero, enquanto os veículos de 1.000 a 2.000 cilindradas ganharam novas alíquotas de acordo com o tipo de combustível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!