Páginas

terça-feira, 20 de março de 2012

Agricultor já pode plantar novas sementes de girassol adaptadas a várias regiões


Os produtores brasileiros já podem contar com três novas opções de girassol para a próxima safra. As cultivares BRS 321, BRS 323 e BRS 324 foram desenvolvidas e adaptadas especialmente para as condições de clima e solo brasileiro pelos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa – com trabalhos desenvolvidos na unidade de da Embrapa Soja, em Londrina, no Paraná.  
Pela sua precocidade, as novas cultivares podem ser plantadas antecipando a cultura principal de primavera-verão ou, na safrinha, após a colheita de verão. A decomposição dos restos culturais do girassol proporciona a ciclagem dos nutrientes absorvidos em camadas mais profundas de solo. Essa ação beneficia o desenvolvimento e o estado nutricional das culturas de sucessão.
Entre as principais características dos híbridos simples BRS 321 e BRS 323 desenvolvidos pela Embrapa está o ciclo precoce (de 80 a 100 dias), o que facilita sua utilização no sistema de produção, tanto na rotação como na sucessão de culturas, e o teor de óleo nos aquênios, que varia de 40% a 44%. Já a BRS 324 é uma cultivar de polinização aberta e apresenta como principais características o ciclo precoce (de 80 a 100 dias) e o alto teor de óleo nos aquênios (de 45% a 49%), agregando valor à produção.
Essa cultivares têm ainda ampla adaptabilidade às condições do Brasil, com maior tolerância à seca, ao frio e ao calor, quando comparadas com a maioria das espécies cultivadas no País, e são indicadas para os estados de Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina - Região Sul; São Paulo e Minas Gerais - Região Sudeste; Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal - Região Centro-Oeste; Rio Grande do Norte, Sergipe, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Piauí - Região Nordeste; e Tocantins - Região Norte.
Várias são as utilidades do girassol: do aquênio ou semente é extraído o óleo que pode ser destinado para a indústria de alimentos ou para a produção de biodiesel; da torta ou farelo, que é obtido após o processo de extração do óleo, são feitas as rações animais, devido ao alto teor proteico. Mas não é só por isso que o girassol tem tanta aceitação pelos produtores. Essa cultura, além de ser excelente opção para a rotação, é uma ótima indicação para sucessão cultural, ou seja, para um plantio seguido de outro.
Para informações sobre compra de sementes, os interessados devem procurar oEscritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia em Dourados. Rodovia Dourados - Caarapó, Km 6 – Caixa Postal 661 CEP: 79804-970 – Dourados, MS. Telefone: (67) 3425-5165; Fax: (67) 3425-0811. E-mail: endou.snt@embrapa.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!