Páginas

domingo, 18 de dezembro de 2011

Venceu o melhor: Barcelona goleia o Santos e conquista o Bi-Campeonato Mundial de Clubes


Com a vitória do Barcelona diante do Santos por 4 a 0 na decisão do Mundial de Clubes da FIFA, além da quinta conquista espanhol na história da disputa, a Europa passa a ter vantagem diante dos sul-americanos. Em 51 disputas de título mundial, o continente europeu venceu em 26 oportunidades, contra 25 conquistas da América do Sul.
A primeira das disputas mundiais aconteceu em 1960 e teve a vitória do espanhol Real Madrid e o primeiro clube da América do Sul a vencer a disputa foi o uruguaio Peñarol no ano seguinte. Coube ao próprio Santos trazer para o Brasil a primeira conquista mundial. Em 1962 quando venceu o Benfica, então considerado favorito. A equipe de Dorval, Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe venceu no Brasil e em Portugal e foi campeão. O feito foi repetido no ano seguinte diante do Milan.
Com a vitória uruguaia e as duas brasileiras, esta seria a primeira sequência de conquistas de um dos continentes, e o maior número de vitórias neste sentido são os sul-americanos que venceram em sete oportunidades entre 1977 e 1984. Já a maior sequência européia teve cinco títulos, entre 1995 e 1999.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!