Muitas pessoas têm medo de agulha, mas, para algumas, ver aquelas finas hastes de metal pode desencadear reações extremas, como coração acelerado, respiração superficial e reações nervosas estridentes. Contudo, uma reação ao medo de agulha despertou atenção dos pesquisadores: a tendência a desmaiar.
Segundo especialistas, o desmaio não é comum em outras fobias e estima-se que mais de metade das pessoas com medo de agulhas e três quartos das com extrema aversão a sangue tenham histórico de desmaios.
O medo de agulha pode surgir por experiências negativas e também por predisposição genética. De acordo com os especialistas, essas pessoas já herdaram uma predisposição genética para o desmaio que, combinada com uma experiência negativa, provoca o medo e a perda de consciência.
Existe tratamento psicológico para a fobia de agulhas, que, apesar de não agradável, tem resultados positivos. Para aqueles propensos a desmaiar, o ideal é começar aprendendo uma técnica chamada “tensão aplicada”, na qual as pessoas estudam como enrijecer os músculos do corpo para aumentar a pressão arterial e evitar o desmaio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!