A Secretaria de Agricultura de Taperoá em parceria com o CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável) levaram na última segunda feira (19) produtores e Presidentes de Associações para participar de uma capacitação na fazenda Pedra Rica, em Barra de Santana, pertencente ao professor Anselmo Rodrigues Filho, natural de Taperoá. O objetivo da visita foi capacitar os agricultores sobre a palma resistente a cochonilha-do-carmim. O grupo passou a manhã e boa parte da tarde na fazenda onde percorreu toda plantação experimental.
A prefeitura de Taperoá comprou ao professor Anselmo 200.000 raquetes de palma resistente a cochonilha do carmim, que serão distribuídas nas associações rurais de Taperoá e com os pequenos produtores. A intenção do prefeito Deoclécio Moura é expandir essa variedade e multiplicá-la dentro do município, já que nossas plantações de palma já estão sofrendo com ataque da cochonilha do carmim.
Há alguns meses foi encontrado focos do inseto, em17 hectaresdo Assentamento Juá, município de Taperoá. A área comporta seis imóveis rurais, responsáveis pelo fornecimento de forragem para um rebanho com mais de 615 cabeças, entre bovinos, caprinos e ovinos. Em Gurjão, foram identificados30 hectaresde palma atacados pela cochonilha, atingindo cinco imóveis rurais. Já em Livramento, a área infestada foi de22 hectares.
A cochonilha-do-carmim é uma praga que ataca a palma forrageira, planta utilizada na alimentação dos rebanhos caprinos e ovinos. Ela se alimenta da seiva das plantas e introduz nelas vírus que a deixam amareladas e murchas, ocasionando a destruição em poucos meses.
Com Mais Taperoá
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!