Páginas

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Chuvas caídas no Cariri modificam cenário da região, mas deixam estragos e cidades ilhadas


O Cariri Paraibano amanheceu na manhã desta segunda-feira (02) com um cenário verdejante, mas também preocupante. Açudes cheios e muitos deles começando a sangrar, vegetação bastante verde e belas paisagens que só o Cariri tem a oferecer em épocas invernosas do ano.
Entretanto, as chuvas também provocaram estragos e várias cidades estão ilhadas graças às fortes precipitações caídas este final de semana.
Coxixola foi uma das cidades mais atingidas e em meio as festividades de emancipação, a cidade ficou ilhada e até sem energia no último sábado. O prefeito Nelson Honorato revelou que um bueiro presente na divisa do sítio Ligeiro em Serra Branca com Coxixola transbordou e inviabilizou o acesso à cidade. Ainda de acordo com ele, dois carros ficaram atolados no trecho e providências precisam ser tomadas pela direção do DER.
A cidade de Parari também está ilhada e esta desde a última quinta-feira (28), com pequenos intervalos de tempo com acesso à cidade. Solange Aires Caluête revelou que uma barragem no sítio Jaramataia veio a estourar e aumentou o volume de águas na rodovia que dá passagem ao município.
Outro município que está ilhado é Caraúbas e o prefeito Severino Dudu cobrou a conclusão do anel viário do Cariri Paraibano.
Em São Domingos do Cariri, a paisagem é de se admirar e o açude da cidade começou a sangrar na noite de ontem. Segundo Ricardo Santos, chefe de gabinete da Prefeitura, a cidade só tem acesso e precário pelo município de Cabaceiras.
Em São João do Cariri o açude dos Namorados começou a sangrar pela primeira vez após sua recuperação. A população está feliz e comemorando a paisagem há tempos não vista no histórico Açude da cidade.
Em Taperoá, o açude Manoel Marçonilo, que abastece a cidade, está prestes a transbordar. Segundo a Cagepa local, faltam apenas 29cm para que o manancial atinja sua capacidade máxima.
Em Santo André, a cidade não tem acesso por dois municípios fronteiriços. As estradas que ligam Santo André a Gurjão e Juazeirinho estão intransitáveis.
Em Serra Branca, as chuvas provocaram mesmo foi uma mudança radical na paisagem dos rios e açudes que cercam o município. O Rio Porção está com alto volume de água e a passagem molhada que dá acesso ao bairro do Pilão está tomada pela água.
O açude Serra Branca I voltou a sangrar e desta vez com mais força. A água que jorra da sangria provocou ainda uma bela paisagem no Rio que leva o nome do bairro do Ahú.
Confira algumas imagens do efeito das chuvas em Serra Branca:


 Por Klebson Wanderley   Fotos: Prof. Juarez Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!