Páginas

sábado, 9 de abril de 2011

Homens encaram a cirurgia plástica e dão adeus à "barriguinha"


Cada vez mais, cuidados com a aparência deixam de ser uma preocupação exclusivamente feminina. De acordo com o cirurgião plástico David Di Sessa, membro da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e da Sociedade Brasileira de Laser, os homens passaram a procurar as operações estéticas há cerca de dez anos, mas nos últimos cinco anos a busca cresceu ainda mais.
O levantamento mais recente sobre os números da cirurgia plástica no Brasil foram divulgados em 2009 pela SBCP. Realizada pelo Data Folha, a pedido da instituição, a pesquisa aponta que entre 2007 e 2008 pelo menos 457 mil cirurgias estéticas foram feitas no Brasil. Do total, 55 mil foram realizadas em pacientes do sexo masculino.
Manter a barriga “sarada” é um dos objetivos dos homens que buscam os consultórios de cirurgia plástica todos os dias. O produtor cultural Carlos – que fala abertamente sobre o assunto, mas pediu para que seu não fosse divulgado por motivos profissionais –, faz parte dessa estatística.
Decisão
Atualmente com 35 anos, ele procurou um cirurgião plástico em 2009 para eliminar a incômoda barriguinha. “Depois de tanto malhar, perder peso e não definir o corpo, eu decidi fazer a operação”, conta. Entretanto, a decisão não foi fácil.
Carlos relata que ficou pelo menos um ano pensando na possibilidade de encarar a mesa cirúrgica e essa indecisão aconteceu por um preconceito que ele mesmo tinha. “Sempre tive vontade, mas não tive coragem. Era até um pouco de machismo. Achava que era coisa de mulher”, conta.
De acordo com David Di Sessa, realmente há homens que relutam em operar, por medo da opinião de outros. Mas o mito de que cuidar da aparência é exclusividade das mulheres está se tornando cada vez mais distante. “As pessoas entenderam que o homem para ser macho não precisa mais ser aquele barbudo, careca e desleixado. Se cuidar e fazer cirurgia plástica são atitudes muito comuns atualmente”, comenta o médico.
Preconceito
O produtor musical conta que sofreu preconceito ao anunciar a cirurgia aos amigos. Mas o resultado satisfatório acabou levando muitos deles a reconsiderarem a ideia. “Tenho amigos que resolveram entrar na malhação, mas estão com aquela barriguinha e estão pensando seriamente em fazer a lipoaspiração”, diz. “Algumas pessoas são preconceituosas, mas a maioria não”, garante.
O cirurgião plástico explica que há diferenças entre homens e mulheres em relação às operações. A principal delas é que os homens são bastante decididos quando procuram a operação e nunca o fazem por impulso. “Os homens fazem cirurgia para se sentirem melhores, já muitas mulheres fazem para mostrar que estão bem”, diz.
Ainda segundo Sessa, eles são bastante determinados e seguem a risca as determinações médicas para o pós-operatório.
Além da lipoaspiração no abdômen, os pacientes do sexo masculino também procuram os especialistas para procedimentos de rejuvenescimento facial, combate a calvície e ainda implante de próteses nos bíceps, panturrilhas e peitoral.
Passo a passo
Carlos diz que está totalmente satisfeito com a lipoaspiração. “Se você aliar a lipo, com boa alimentação, academia e malhação, o resultado é perfeito”, ensina. Segundo o produtor, após a operação, ninguém mais fala da sua “barriguinha”. Agora, eu sou o “marombinha, o tiozinho sarado”, brinca.
Apesar de achar que é um investimento alto, Carlos conta que, depois de ver o resultado, ele achou que foi o seu “dinheiro mais bem gasto”. Questionado se já pensa em outra correção, ele diz que está se sentindo incomodado com o “papo”, mas tem um pouco de medo de mexer no rosto, pois é um lugar bastante aparente. “Mas tenho vontade de fazer, ficar alguns anos mais novo”, diz.
Para quem deseja encarar uma operação e acabar com a famosa “barriguinha”, o cirurgião plástico diz que em cerca de 15 dias o problema pode estar resolvido. Veja o “passo a passo” indicado por Sessa para chegar à mesa de cirurgia de forma segura.
1-    O homem precisa saber o que deseja fazer
2-    Deve procurar um cirurgião plástico que seja membro da SBCP
3-    No consultório, explique para o médico o que deseja mudarern
4-    O cirurgião avaliará se realmente a cirurgia é indicada
5-    Faça os exames pré-operatórios
6-    E, por fim, opere.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!