Uma pequena dose diária de aspirina (75mg) pode ajudar a reduzir significativamente os riscos de morte por diversos tipos de câncer, segundo estudo publicado nesta terça-feira na revista científica The Lancet. Liderada por cientistas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, a pesquisa com 25 mil pacientes indicou que o uso regular desse medicamento poderia reduzir, em pelo menos um quinto, as mortes por câncer. E os benefícios superariam os riscos de hemorragias, complicação associada ao uso da aspirina.
Acompanhando os voluntários por 20 anos, os especialistas observaram que aqueles tomaram aspirina regularmente de quatro a oito anos apresentaram uma redução de 25% nos riscos de morte por câncer no período avaliado e de 10% nas mortes por qualquer causa, comparados aos que não usavam o medicamento. A redução foi de 40% para câncer intestinal, de 30% para câncer de pulmão, 10% para o de próstata e de 60% para tumores no esôfago.
Apesar dos resultados promissores - que permitem incluir a redução das mortes por câncer entre os benefícios da aspirina -, os especialistas destacam que isso não significa que adultos de meia idade devam começar a tomar a droga imediatamente. “Incentivamos a qualquer um interessado a tomar aspirina regularmente que fale com seu médico antes”, disse Ed Young, da Cancer Research UK. “A aspirina deve ser pensada no mesmo contexto de mudanças do estilo de vida, como dieta e exercícios, que podem ajudar a preservar a saúde”, completou Peter Elwood, da Universidade de Cardiff.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!