Sertão é a região mais afetada com a estiagem.
Em apenas uma semana o número de municípios em situação de emergência subiu 13%. Desde janeiro até esta quarta-feira (23), a Defesa Civil do Estado contabilizou 80 municípios paraibanos, mais de um terço, em estado de emergência por conta da estiagem.
O Sertão é a região mais afetada com 42 municípios. Na Borborema, que compreende ainda o Cariri e o Seridó, 18 municípios sofrem com a falta de chuva. No Agreste, também 18 cidades sofrem com a seca. Já na Zona da Mata, a Defesa Civil contabilizou dois municípios.
No Diário Oficial (DO) desta quarta foi publicada a homologação do pedidos das prefeituras de situação de Emergência (Aguiar, Bananeiras, Nova Olinda e Serra da Raiz). De acordo com Coronel Sinval Pinheiro, gerente executivo, e Antonio Brito, gerente operacional da Defesa Civil, dois desses municípios tiveram a homologação pela segunda vez.
A operação carro-pipa do Exército brasileiro está atendendo 138 cidades atingidas pela estiagem na Paraíba. Ainda no DO, o prefeito de Cacimba de Areai, Sertão, decreta estado de emergência por conta da estiagem e aguarda a homologação do pedido.
Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (Sindec), a partir de agora, estão autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados, de acordo com prévia articulação com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. Segundo Sinval Pinheiro, o abastecimento de água através de carros-pipa está sendo feito com a colaboração do Exército brasileiro.P.1
Chuvas
A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa) prevê chuva para os próximos dias no Alto Sertão. "Nesta época do ano tem aumento da nebulosidade, evido ao deslocamento da frente fria do Sul até chegar na Bahia, causando chuvas isoladas no Sertão", explicou Marle Bandeira, meteorologista
.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!