Páginas

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Veneno de abelha pode prevenir artrite


Segundo pesquisa feita na USP, a substância estimula a liberação de hormônios que combatem os efeitos inflamatórios da doença.


Existe uma crença popular que diz que veneno de abelha é um bom remédio para curar doenças reumatológicas, que chega a movimentar um comércio clandestino desta substância no Brasil. Como boa parte dos ditados e costumes populares muitas vezes têm um fundo científico, a médica Izabella Saad Rached decidiu investigar essa ligação em sua tese de doutorado, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). O resultado foi que a constatação de que realmente a crença tem um fundo de verdade.
Por meio de seus experimentos, Izabella descobriu que o veneno da abelha, na dosagem correta, melhora o quadro clínico de pacientes com artrite. A pesquisadora conta que, de acordo com sua pesquisa, isso ocorre porque uma inflamação é capaz de amenizar outra mais grave. “A diminuição da dor causada pela artrite está associada a um cortisol (hormônio liberado em situações de estresse) chamado glicocorticoide. É uma substância endógena, ou seja, que o próprio corpo produz, cuja quantidade aumenta para diminuir as inflamações”, explica Izabella.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!