Para reativar apresentações do Reisado de Zabelê, conhecido a nível estadual e nacional, o Grupo de Trabalho da Associação Cultural de Zabelê, juntamente com alguns admiradores da causa, resolveram reativar as apresentações e desfiles do grupo durante todo o ano, até a realização da IV Festa de Reis, que será realizada anualmente no mês de janeiro do próximo ano, em Zabelê.
As apresentações mensais começaram em abril. Para este mês de agosto, o Reisado estará se apresentando neste sábado (21), na Vila Popular, em 'Neguin Piu, e seguirá ate o próximo mês de janeiro, com apresentações no sítio Serra do Fogo, e nas principais ruas da cidade. As apresentações contam com o apoio da Prefeitura, e têm atraído admiradores do Reisado e gerado renda no município.
O Reisado de Zabelê é um folguedo ligado originalmente aos eventos do ciclo natalino. É constituído de cânticos, danças, dramas e brincadeiras de rua executadas por seus músicos, figuras e personagens. Na cidade de Zabelê, localizada a 330 km de distância de João Pessoa, surgiu em 1919, com a chegada do alagoano Manoel João. Após 30 anos fora das atividades populares da cidade, o Reisado voltou à ativa em 2001.
O grupo é subdividido em músicos (sanfoneiro, cavaquista, caixeiro, pandeirista e zabumbeiro); figuras e embaixadores (cantores e cantoras); personagens: (boi, burrinha, jaraguá, Mateus, medico, alma, rei e rainha. Todos são regidos pelo Mestre Abel.
|
Páginas
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!