Páginas

sábado, 14 de agosto de 2010

Estresse pode aumentar inflamação e o risco de doenças, diz estudo


Respostas negativas às situações sociais mais estressantes podem estar associadas a maiores níveis de inflamação e a maior risco de doenças, segundo recente estudo da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. De acordo com os autores, certos mecanismos neuronais no cérebro estão associados à resposta do organismo ao estresse social, e, no caso de inflamação, há um aumento no risco de uma variedade de doenças, incluindo asma, artrite, doença cardiovascular, depressão e alguns tipos de câncer.

A pesquisa analisou amostras da boca e exames de imagem cerebral de 54 homens e 70 mulheres submetidos a situações estressantes em laboratório, incluindo discursos em público e a realização de testes mentais de aritmética em frente a uma plateia de rejeição de pessoas com jaleco branco. E indicou que aqueles que tinham maior atividade neural durante a rejeição social também apresentavam maiores níveis de marcadores inflamatórios.

“Pelo que sabemos, este é o primeiro estudo a identificar os mecanismos neurocognitivos que podem estar envolvidos nas respostas inflamatórias ao estresse social agudo”, concluiu o pesquisador George Slavich.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!