Páginas

sábado, 15 de maio de 2010

Refrigerantes cítricos podem ajudar a prevenir pedras nos rins, sugere estudo



Certos tipos de soda - incluindo, principalmente, a versão diet de alguns refrigerantes de limão e laranja - podem ter o potencial de prevenir o desenvolvimento de pedras nos rins, segundo estudo recentemente publicado no Journal of Urology. De acordo com especialistas do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, essas bebidas têm boas quantidades de um composto chamado citrato - conhecido por inibir a formação das pedras de oxalato de cálcio, ou cálculos renais.

Acredita-se que certas pessoas são mais propensas a ter pedra nos rins pelo fato de sua urina conter baixas concentrações de citrato. E um dos tratamentos mais comuns para esse problema envolve a suplementação com citrato de potássio. Utilizando um método chamado cromatografia de íons, os cientistas descobriram que os refrigerantes cítricos diets tinham altos níveis desse composto, similarmente às limonadas caseiras - muitas vezes, recomendadas para os pacientes com pedras nos rins -, o que não ocorria com outros refrigerantes.

Entretanto, os resultados não comprovam que as sodas podem, efetivamente, prevenir as pedras nos rins. Ainda assim, como os pacientes precisam tomar de dois a três litros de água ou outros líquidos por dia, os pesquisadores destacam que “se tomar essas sodas ajudar as pessoas a alcançar esse objetivo, isso pode ser uma boa”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!