Páginas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CANGAMBÁ EVADE UMA RESIDÊNCIA EM SÃO SEBASTIÃO DO UMBUZEIRO

 As lentes do "Blog do Didi" sempre atentas, flagra cangambá (pra nós Umbuzeirense Ticacá) evadindo uma residência, a poucos minutos. sempre a noite gosto de ficar conversando com os meus vizinhos na Calçada habito de todos os Nordestino,  de repente vejo aquele animal entrando em porta em porta quando observo vejo que era uma Ticacá, ai é aonde nós Percebemos o impacto do Homem, com a Natureza esse bichinho que fede pro Diabos saindo do seu Habitat natural que é a Caatinga para a Zona Urbana.O cangambá  é um mamífero carnívoro caracterizado pela pelagem preta com listras brancas e por expelir um líquido fétido quando acuado. O cangambá é muitas vezes confundido com o gambá devido ao hábito de ambas espécies usarem de odores fétidos como forma de defesa e aos nomes com semelhança fonética.



A característica mais marcante dos cangambá é seu formidável método de defesa. Graças a duas glândulas de cheiro na parte externa do seu ânus, o cangambá não é predado por outros mamíferos. Contudo isso não impede de ser vítima de aves, devido a seu pouco ou nenhum faro. A produção do líquido mal-cheiroso não é constante, levando o animal a fazer uso dessa tática somente em último caso. Quando realmente em perigo, o camgambá ergue suas patas traseiras no ar e dobra o corpo como se fosse uma letra C, esguichando sua arma química sobre o inimigo incauto. O líquido provoca ardor nos olhos e narinas, não causando maiores problemas.
O cangambá vive em tocas, saindo ao crepúsculo. Durante o inverno diminui suas atividades, passando o tempo todo entocado.

Um comentário:

  1. Lindo demais cara...Amei, adoro qualquer animal e nunca vi um de perto, me amarrei. Apesar da fama de mal-cheiroso ele é muito fofo.Todos foram criações de Deus e merecem ser respeitados. Gostei do flagra.

    ResponderExcluir

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!