Dois grandes estudos publicados recentemente no Journal of the American College of Cardiology trazem mais evidências sobre os benefícios do consumo leve ou moderado de bebidas alcoólicas para a saúde cardiovascular.
Utilizando dados colhidos pelos Centros de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos no período entre 1987 e 2000 - incluindo mais de 245 mil adultos -, o primeiro estudo mostra que o consumo leve de álcool (três ou menos doses por semana) reduz em 31% os riscos de morte por problemas cardíacos; e a ingestão moderada de álcool (quatro a sete doses semanais para as mulheres, e quatro a 14 para os homens) reduziria esse risco em 38% - ambos os grupos comparados com aqueles que não bebem.
No segundo trabalho, pesquisadores italianos analisaram oito estudos sobre o assunto, envolvendo mais de 16 mil pacientes com doença cardíaca. E concluíram que a ingestão de cinco a dez gramas de álcool por dia (equivalente a uma dose diária para a mulher e duas para o homem) oferece benefícios em prevenir a morte por qualquer causa nesses pacientes, estendendo os efeitos já observados em pessoas saudáveis.
Os autores de ambos os estudos destacam que beber excessivamente pode ter o efeito inverso, e que ainda há muito que caminhar antes de se determinar definitivamente os benefícios do consumo moderado para o coração. Considerando também que esse efeito difere bastante em relação a sexo, idade e histórico pessoal e familiar, os especialistas não recomendam a ingestão de álcool como prevenção, mas sugerem que, para muitos, a moderação não faz mal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!