Páginas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

"A importância do diálogo dos pais no retorno do filhos á escola"



"A importância do diálogo dos pais no retorno do filhos á escola"



Passaram quase dois meses o período de férias para as crianças e adolescentes. Mesmo tendo tempo de sobra para curtir as brincadeiras, os amigos, os passeios e poder desfrutar de um maior tempo com os pais e familiares. È hora de retornar a sala de aula, reencontrar velhos amigos, no caso dos alunos veteranos e, principalmente para os novatos e as crianças que irão ter pela primeira vez sua inclusão na vida escolar, surge inúmeras dúvidas e um certo receio de enfrentar esta nova realidade que para os mesmos é desconhecida.

Desse modo se torna primordial o diálogo e a motivação dos pais no direcionamento dos filhos na vida escolar. Sabemos que além do lar, a escola passa a ser para os filhos o local que eles passarão maior tempo de sua infância e juventude, daí a importância dos responsáveis buscar constantemente acompanhar, incetivar e revelar para elas que a escola em consonância com a família serão as bases para sua formação como indivíduo, cidadão e um agente transformador do seu meio.

É fato, também que as crianças menores por ser mais dependentes dos pais e responsáveis. Após o período das férias pode apresentar alguma dificuldade ou recusa em retornar ou ingressar na escola, mas isso é em decorrência dos laços e dos vínculos que são mais fortes nesta idade. Contudo a medida que os pais buscam orientar seus filhos passando confiança e estímulos sobre o local onde eles permanecerão por um período e que este período será enquanto os pais estarão no trabalho e que eles estarão sempre no local mais adequado possível para apreender, brincar e socializar-se.

È fundamental que os pais procurem cada vez mais revelar para os filhos que a "educação é único caminho para a formação do cidadão, consciente dos seus direitos e deveres e que pode possibilitar seu maior tesouro que é instransferível, o conhecimento".

" Nem todo indivíduo tem a oportunidade de ser mestre, mas todo cidadão tem o direito de receber educação e o dever de educar-se"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só serão publicado comentários, com identificação não perca seu precioso tempo de comentar sem se identificar!!